Castanha de Baru
As castanhas já fazem parte do cardápio do brasileiro. No Brasil, existem muitas oleaginosas que possuem diversos minerais e gorduras polinsaturadas, além de ômega 3, 6 e 9. Uma nova alternativa para ter esses benefícios é a utilização da castanha de baru, uma poderosa fonte de proteína, além de ser rica em vitaminas e minerais.
Conheça a castanha de baru
Típica do cerrado brasileiro, a castanha de baru também é conhecida como cumari, feijão-baru, cumbaru, imburana-brava, barujo, entre outras denominações.
Castanha de baru com gosto de amendoim
O gosto da castanha de baru é semelhante ao do amendoim, porém seu sabor é mais acentuado. Para agregar as propriedades da castanha de baru ao organismo, basta consumir de 4 a 5 unidades diárias, mas ela nunca deve ser consumida crua. Este alimento possui elementos que podem dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo, mas basta levá-los ao fogo para que eles sejam neutralizados.
A farinha feita a partir deste tipo de castanha pode ser consumida em sucos e sopas, e outra forma de utilizar a castanha de baru é através do óleo extraído do fruto do baruzeiro. Mas cuidado: assim como outros tipos de castanhas, a castanha de baru possui um alto teor calórico. Se estiver de dieta, use-a com moderação.
Conheça um pouco mais sobre a castanha de baru e o que ela pode fazer para o seu bem-estar e a sua saúde em 5 benefícios:
1. Castanha de baru combate a anemia
A castanha de baru é rica em ferro e, por isso, é uma ótima aliada no combate à anemia. Para isso, aconselha-se usá-la junto a alimentos ricos em vitamina C, para auxiliar na absorção. No ano de 2001, a rede municipal de Goiânia passou a utilizar a farinha de castanha do baru na merenda escolar, a fim de suprir as necessidades de ferro na alimentação das crianças.
2. Castanha de baru é afrodisíaco natural
A castanha de baru, assim como o amendoim, é considerada um alimento com propriedades afrodisíacas. A fama é tanta que na região onde ela é extraída, a castanha de baru é chamada de “Viagra do Cerrado”. Além de proporcionar mais energia, isso se dá pela presença de zinco em sua composição, que é importante na fertilidade, tanto feminina, quanto masculina.
3. Castanha de baru é amiga do coração
Da castanha de baru é extraído um óleo que contém compostos importantes como ômega 6 e 9. Essas substâncias atuam na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol ruim (LDL). Também ajudam a regularizar os níveis de glicose e diminuem a incidência de câncer. O ômega 9 é um potente antioxidante, que auxilia na cicatrização e na diminuição da queda de cabelo.
4. Castanha de baru reduz a gordura abdominal
O ômega 9 presente no óleo da castanha de baru é capaz de facilitar a redução de medidas da região abdominal. Os componentes do ômega 9 reorganizam os depósitos de gordura no organismo, impedindo assim que as células adiposas se concentrem na região abdominal.
5. Castanha de baru, o óleo de Argan brasileiro
O óleo da castanha de baru é indicado no tratamento de cabelos agredidos por químicas ou pela exposição solar. A fórmula promete restaurar, combater as pontas duplas e o frizz, além de proporcionar um brilho intenso. Ele é considerado mais potente que o famoso óleo de Argan.